"BÚFALOS (NOVAMENTE) À SOLTA NO PNG"
O Parque Nacional da Gorongosa, em colaboração com o Kruger Park, está a levar a cabo uma operação de captação e imobilização dos búfalos residentes no Parque (cerca de 60) com vista à efectuação de testes sanguíneos. Pretende-se ter a certeza de que estes búfalos não estão infectados pela tuberculose (como se recordarão, no ano passado trouxemos búfalos para um santuário de fauna bravia dentro do Parque, que tinham sido testados também neste sentido e agora chegou a vez de testar os sobreviventes dos anos difíceis porque passou o Parque).
A operação é muito sofisticada e envolve meios aéreos (dois helicópteros), diversos veículos todo-o-terreno e uma equipa multi- disciplinar, composta por elementos da fiscalização e da veterinária do Parque Nacional da Gorongosa e outros especialistas de biologia, veterinária e fauna bravia, provenientes de Moçambique, África do Sul e Portugal.
Nos dois primeiros dias foram analisados 29 búfalos e os primeiros resultados mostram que os búfalos estão em excelentes condições físicas e que não têm tuberculose.
Fotografias e texto gentilmente cedidos por Vasco Galante, Director de Comunicação do PNG.
Sem comentários:
Enviar um comentário