De Vasco Galante, Director de Comunicação
do Parque Nacional da Gorongosa,
recebemos o comunicado de imprensa que aqui se publica.
Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros
e da Cooperação de Portugal
lança a primeira pedra do futuro
Centro de Educação Ambiental
do Parque Nacional da Gorongosa
No dia 23 de Agosto, o Parque Nacional da Gorongosa, teve mais uma visita importante: o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, João Gomes Cravinho, no decorrer da sua visita oficial a Moçambique, lançou a primeira pedra do futuro Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional Gorongosa. Com quatro salas de aulas, dois dormitórios, cozinha e balneários, o centro educativo é financiado em 500 mil euros pela Cooperação Portuguesa (IPAD - Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento) e em 500 mil euros pela Fundação Carr. A poucas centenas de metros do Acampamento de Chitengo, o centro educativo, que só deverá estar concluído em meados do próximo ano, será orientado para o desenvolvimento e formação em conservação ambiental das cerca de cem mil pessoas que vivem em redor do PNG.
O "renascimento" da Gorongosa "é um projecto de extrema importância para a região em que se insere" e "é fundamental" para a concretização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio em Moçambique, anunciou João Gomes Cravinho. "é um projecto extremamente ambicioso, mas realizável", salientou o Secretário de Estado, realçando que o Centro pretende contribuir para "a sustentabilidade económica" da região, que, no ano passado, viu arder cerca de 80 por cento da sua área, devido às frequentes queimadas que as populações locais realizam para poderem plantar, abrir caminhos ou caçar animais e que a Fundação Carr tenta "reverter com alternativas", indicou o administrador do PNG, Baldeu Chande.
Nesta cerimónia participaram ainda o Presidente do IPAD, Manuel Augusto e o Embaixador de Portugal em Moçambique, bem como diversos representantes da equipa de Gestão do Parque Nacional da Gorongosa.
Após esta cerimónia teve lugar a assinatura dum protocolo que visa possibilitar que cerca de 15 jovens recém-licenciados portugueses possam integrar os trabalhos de reabilitação do Parque Natural da Gorongosa. Este acordo foi firmado entre o IPAD e a Fundação Carr, que gere o PNG em estreita colaboração com o Ministério do Turismo de Moçambique.
Os jovens, licenciados em áreas que o PNG considere prioritárias para as comunidades que vivem nos arredores do parque e para o seu projecto de recuperação e conservação ambiental, ficarão na Gorongosa entre seis meses a um ano, serão escolhidos por concurso e receberão do IPAD cerca de 400 euros por mês.
No decorrer da visita a comitiva que incluía diversos representantes de órgãos de informação de Portugal e Moçambique teve oportunidade de visitar a Comunidade de Vinho, bastante próxima de Chitengo e observar de perto o entusiasmo da população local pelos novas infra-estruturas ali construídas pelo PNG:
um centro de saúde, com maternidade e residência para as enfermeiras e uma escola com 5 salas de aulas, um laboratório informático com acesso a internet e residência para o Director..
O Parque Nacional da Gorongosa proporcionou ainda a toda a comitiva excelentes condições de alojamento bem como a oportunidade de apreciarem, após os actos oficiais, algumas das espécies de fauna bravia enquadradas nas paisagens ímpares que sempre fizeram a fama deste conhecido Parque Moçambicano.
Sem comentários:
Enviar um comentário