sexta-feira, 15 de junho de 2007

PORQUÊ ESTE ESPAÇO

Sempre fui um apaixonado pelos assuntos relacionados com a Natureza. Corre-me no sangue, desde criança, o exotismo das estepes africanas e dos animais selvagens que as habitam. As quentes cores to ocaso africano provocam em mim um poético sentimento misto de perda e de esperança. Assim, este espaço é especialmente dedicado a todos aqueles que, como eu, dão superior importância à problemática relacionada com a Natureza, e à sua preservação, bem como à protecção das espécies selvagens que ainda sobrevivem no imenso continente Africano, com especial interesse e carinho por Moçambique. Por tal motivo, é de toda a justiça dedicar uma parte generosa deste espaço, para enaltecer e dar a conhecer o excelente trabalho que tem vindo a ser levado a cabo na recuperação daquele que, em tempos, foi considerado o melhor e mais diversificado Parque Natural de Caça do planeta. Com efeito, aliado à imensa concentração de espécies em tão pouco espaço, o Parque Nacional da Gorongosa possui um ecossistema único, proveniente da sua magnífica morfologia do terreno e excepcional qualidade e beleza da flora ali existente. Graças à “Carr Foundation”, ao seu presidente Greg Carr e à equipe de profissionais competentes de diversos quadrantes que dirige, o Parque Nacional da Gorongosa está a renascer das cinzas, para bem todos nós, do povo Moçambicano e da sua economia. Por isso, serão aqui bem recebidos todos aqueles que, de uma maneira ou de outra, são amantes da Natureza e são capazes de olhar o continente Africano de um modo muito especial: com ternura e confiança no futuro. São especialmente bem-vindos todos aqueles que possam contribuir com os seus conhecimentos e/ou experiências, de modo a ser possível enriquecer o conteúdo deste espaço. Aguardo, com alguma expectativa o vosso contributo. O meu sincero agradecimento.

10 comentários:

Anónimo disse...

Muito bonito e informativo !

Para quem trabalha no Parque da Gorongosa é um motivo de orgulho ver um site deste género.

Muito obrigado amigo Tó Jó !
Um abraço,
Vasco

António Jorge Pinto da Silva disse...

É um especial prazer este elogio, vindo de quem vem. É a prova de que, por vezes, o trabalho compensa. Um forte abraço, TóJó

Celestino Gonçalves disse...

Meu Caro TóJó!
Este o comentário que acabo de fazer no meu Blog:http://faunabraviademocambique.blogspot.com/

Da autoria de António Jorge Pinto da Silva (TóJó para os amigos), foi criado recentemente um novo Blog sobre o Parque Nacional da Gorongosa, o conhecido santuário de fauna Bravia de Moçambique que foi em tempos considerado o melhor de África.


Este excelente trabalho vem enriquecer sobremaneira a informação desenvolvida nos sites oficiais do Parque publicados pela Fundação Carr, instituição que desde 2005 tem a cargo a recuperação e desenvolvimento do mesmo. O autor é das poucas pessoas que conhece em profundidade o Parque e a sua história, visto que trabalhou na empresa SAFRIQUE que tinha a cargo a sua exploração turística durante o período que antecedeu a independência de Moçambique. Por outro lado, a sua formação profissional como jornalista, fotógrafo e técnico de turismo, permitiu-lhe, ao tempo, recolher excelente material, sendo detentor de uma das maiores colecções fotográficas relacionadas com os animais, pessoas e infraestruturas do mesmo Parque e de todas as coutadas de Manica e Sofala onde se praticava o turismo cinegético.

Felicitamos o amigo TóJó por esta iniciativa tão oportuna, que é mais mais uma fonte informativa com relevante interesse sobretudo quanto à história daquele que foi o local de trabalho de eleição durante a nossa carreira de fiscal de caça.

O Blog tem este endereço:http://gorongosa.blogspot.com/

Segue-se uma sequência dos trabalhos recentes publicados no Blog:
* * *
Um grande abraço de parabéns!
Do mais madala!
Celestino

António Jorge Pinto da Silva disse...

Meu grande amigo, é com enorme satisfação que tomo conhecimento do teu comentário, relativo a este trabalho. Ambos vivemos a temática da fauna bravia com grande intensidade. Ambos, durante muitos anos, vivemos de e para a fauna bravia, se bem que eu tenha estado sempre mais ligado aos assuntos do turismo cinegético. Ambos temos um carinho muito especial pelo PNG e por Moçambique. Ambos reconhecemos o importantíssimo papel que a Fundação Carr tem desempenhado na recuperação do "nosso" PNG. Por isso, é com especial apreço e amizade que saboreio, quase languidamente, as tuas palavras. Um forte abraço de agradecimento.

Anónimo disse...

E se a sugestão parte do 'marrabenta', logo vim espreitar. Grande Abraço aos dois, IO.

António Jorge disse...

Eu e o "Marrabenta" trilhamos os mesmos caminhos há já algum tempo.
Agradecimentos e retribuição do abraço.

Celestino Gonçalves disse...

TóJó!
No meu comentário anterior, na frase "detentor de uma das maiores colecções fotográficas" faltou a justa expressão "e das mais belas", que agora acrescento,pois na verdade todos os teus trabalhos são de elevada craveira técnica e artística.
Grato pelas referências amigas a esse meu comentário.
Um grande abraço!
Um beijo com muito carinho para a amiga sempre atenta, Isabella!
Do mais madala e vosso amigo,
Celestino (Marrabenta)

Anónimo disse...

António Jorge,

Parabens pela criação deste belo espaço.

É sem dúvida mais um contributo para a reconstrução do Parque Nacional da Gorongoza, agora nas boas mãos do Greg Carr e da sua equipe de trabalho.

Um abraço,

Chico Ivo

António Jorge Pinto da Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António Jorge Pinto da Silva disse...

Ao meu grande amigo Chico Ivo um especial agradecimento pelas palavras de incentivo e pela ajuda que me facultaste, para o poder levar a cabo este trabalho. Sabes bem que, sem o teu contributo, não teria sido possível a elaboração do espaço, nos moldes em que foi feito. Um forte abraço.