sábado, 9 de junho de 2007

A MAIS BELA CRIAÇÃO DA NATUREZA

Foi em 1921, quando uma áerea de cerca de 1.000 km2 foi delimitada para proteger algumas das espécies mais emblemáticas da fauna bravia ali existentes, que nasceu a área de protecção de caça da Gorongosa.
A sua enorme importância cedo começou a ser entendida.
Com sucessivos aumentos na delimitação da sua área protegida nos anos de 1935, 1960 e 1967, até atingir cerca de 3.000km2, o Parque começou a ganhar forma e inúmeros adeptos, amantes da Natureza.
A área viria a ser convertida em Parque Nacional no ano de 1960.
Os cerca de 5.000km2 de que hoje dispõe, foram oficialmente delimitadas e publicadas em 1967.
A partir desse ano, o Parque viria a conhecer profundas melhorias, com a implementação de assinaláveis infra-estruturas tendentes a oferecer aos visitantes condições satisfatórias, no que respeita à sua estadia e circulação no interior do Parque.
Uma rede de picadas estrategicamente desenhada, percorria toda a área, possibilitando aos turistas o fácil acesso à observação de todas as numerosas e ricas espécies, de fauna e flora, de que o Parque dispunha.
Das espécies existentes, devem destacar-se as enormes manadas de búfalos, elefantes e gnus.
A graciosidade das impalas, dos oribis, dos changos, e dos inhacosos, seduziam os visitantes.
Os majestosos kudus, as inhalas e as tucas eram espécies abundantes e muito apreciadas. Os numerosos grupos de leões constituiam o auge da visita, não sendo raro poderem ser observados grupos com mais de 30 elementos.
O enquadramento constituído por ricas florestas de palmeiras e de yellow fever tree, era magnífico.
Diversos lagos e lagoas emprestavam ao ambiente um subtil toque de paradisíaco exotismo.
No acampamento do Chitengo foram construídos acolhedores bungalows, dotados de energia electrica e de água corrente, que permitiam a todos os visitantes, que ali desejassem pernoitar, fazê-lo com toda a comodidade e descanso.
Um primoroso restaurante, que servia refeições regionais a par de alguns pratos de cozinha internacional, ajudavam os turistas a retemperar forças para dar continuidade à "aventura".
Um bem recheado bar ajudava as gargantas mais sequiosas a combater os efeitos das altas temperaturas que, em certas alturas do ano, ali se faziam sentir. Para isso, existiam também as piscinas, abertas 24 horas por dia.
Uma visita ao Parque Nacional da Gorongosa constituía, em boa verdade, uma explêndida aventura e uma inesquecível experiência.
O parque Nacional da Gorongosa passou a ser conhecido internacionalmete, recebendo turistas de todos os continentes, em quantidades apreciáveis. Nos anos 70, foi atingida a cifra de 20.000 turistas por ano.

1 comentário:

Anónimo disse...

No Postal da Gonrongosa 008 encontra-se o Manuel João "Rangers" que faleceu no dia 25 de Outubro de 2008. Ele falou-me muito desse Parque onde trabalhou e onde deixou muitas saudades.